A Constelação Familiar é uma técnica que traz à consciência dinâmicas ocultas do inconsciente, que podem ser a raiz de um grande conflito em nossas vidas, sem que pudéssemos saber racionalmente.
Chama-se ocultas porque estão alojadas nas profundezas do nosso inconsciente e por estarem lá, não tomamos conhecimento de suas origens.
Através do facilitador (constelador) conhecedor das leis sistêmicas é possível desvendar o que vem se passando sobre um conflito específico que qualquer pessoa queira solucionar.
Pertencemos à alguns sistemas, como família, comunidade, empresas e todos os sistemas que estão agindo sobre nós, como nosso próprio planeta, a Terra.
Não somos apenas uma individualidade. Somos a somatória de tudo e carregamos carga energética daquilo que aconteceu com os nossos ancestrais. Sem saber, muitas vezes, carregamos um fardo que não é só nosso. Sobre esse peso, a mais, que estamos sendo leais, alguns institutos já denominaram isso de “praga de gerações”, karma, “herança genética”, quando na verdade nada mais é que uma repetição de tudo aquilo que não foi visto no passado, não foi honrado ou está desequilibrado.
Isso ocorre porque, segundo uma das leis sistêmicas, chamada “lei do pertencimento”, tudo que é excluído, se repete nos decendentes. E isso pode ser observado através da técnica da constelação.
A Constelação utiliza de várias ciências a exemplo da física quântica, que observou que somos energia, e sendo assim, também trazemos um campo energético que contém muitas informacoes sobre nós e nossas famílias. E, descobriu-se que há um “Campo Mórfico” através de pesquisas desenvolvidas por Rupert Sheldrake que provou que este campo atua nos sistemas (família) querendo ou não.
Assim, através dessa observação se tem um olhar para a vida de um ângulo de fora, isso nos dá a oportunidade de ver o que está sendo excluído e atavés disso, tomar consciência para movimentarmos rumo às possíveis soluções daquilo que se mostra limitante em nossas vidas.
Posto isto, aquilo que era desconhecido passa a ser conhecido e o constelado passa a ver a si mesmo e a sua família por um outro ângulo, possibilitando uma harmonia familiar sistemática e ainda uma nova consciência para novas possibilidades.